Informações sobre o blog

Atualizado em 17/11/2014

Como comecei a me interessar por cinema

Gosto de cinema desde que me entendo por gente. Quando criança, assistia muitos filmes de terror, gênero que me agrada bastante até hoje (apesar da quantidade absurda de bombas lançadas). Com o passar dos anos, fui ampliando meus horizontes e começando a me interessar por gêneros mais variados. Até o fim de 2007, eu era bem mais ligado a seriados do que ao cinema. A partir de 2008, comecei a mudar essa minha visão, e, apesar de não ter largado totalmente os seriados, vejo-os em frequência bem menor. Com isso, o cinema foi conquistando um espaço cada vez maior na minha vida, sendo que houveram anos pós-2007 em que consegui assistir mais de 500 filmes. Com o tempo, esse número foi diminuindo drasticamente, mas nunca deixo de acompanhar todas as novidades envolvendo essa mídia e sempre fico extremamente ansioso na época das principais premiações, como o Oscar e o Globo de Ouro. Comecei com esse blog no início de 2013, e na verdade ele foi feito mais para servir como passatempo num momento em que viriam grandes mudanças na minha vida. Contudo, após a estabilização da minha situação, comecei a me sentir muito culpado por não dar a esse blog a atenção que ele merece, pois a diminuição de postagens nele coincide com a diminuição da quantidade de filmes assistidos por mim. Agora, com esse novo layout (agradecimento mais do que especial à minha esposa Ana Paula, que me ajudou com praticamente todas a parte visual dele, além de sempre ter me apoiado e me dado motivação para voltar a escrever) e muitas ideias borbulhando na minha cabeça, espero conseguir postar mais no blog e parar de ser tão crítico comigo mesmo (para quem não sabe, sempre acho que o que escrevo está absurdamente ruim, e às vezes isso acaba me desmotivando um pouco).

Sistema de Notas

Para mim, avaliar filmes não é nada fácil. Sempre que eu tenho que dar uma nota para algo que assisto, fico pensando se não estou levando em conta coisas que não deveria levar, ou se não estou deixando passar algo que deveria considerar.

De todo modo, sempre que você olhar as notas que eu dei a um filme neste blog, saiba que eu pensei (mais ou menos) da seguinte maneira:

0 - 1,9: Filmes desprezíveis, que não valem ser vistos nem pra salvar sua vida. Recomendo que sejam assistidos em grupo, para que ao menos você não morra de tédio ao presenciar tamanha aberração.

2 - 4,9: Filmes ruins, bem ruins. No entanto, há alguma coisa neles que se salta aos olhos, como uma boa atuação, uma fotografia aproveitável, algum lampejo de criatividade. Mas não dá pra esperar muito mais do que isso deles.

5 - 6,9: Filmes medianos. Não são ruins a ponto de serem considerados como tempo perdido, mas também não são daqueles que você vai querer rever num futuro próximo.Geralmente, oferecem uma boa dose de diversão, mas não dá pra esperar algo mais deles.

7 - 8,9: Filmes ótimos, daqueles que você quer rever assim que acaba de assistir. Quando vejo um filme que se encaixa nessa categoria, sinto-me feliz por ser um amante de cinema.

9 - 10: Filmes que beiram a perfeição, pertencentes à nata cinematográfica. Só entrarão aqui os filmes que ficam marcados pra sempre na minha memória, e assim ficarão por muitos e muitos anos.

Claro que todas as notas e análises aqui postadas serão estritamente pessoais e, desta forma, representarão única e exclusivamente a minha opinião. Com o intuito de oferecer uma variedade maior de informação aos leitores, colocarei em todos os posts informações referentes à nota, na data da postagem nos seguintes sites de cinema: IMDB, Filmow e DiscutindoCinema :)

Minhas análises e os spoilers

Sempre que eu vou escrever sobre cinema, tento literalmente fazer um filme passar pela minha cabeça, lembrando as coisas boas, ruins e importantes que aconteceram na obra em questão. Minha intenção aqui não é escrever para agradar X, Y ou Z, e sim dar a minha sincera opinião sobre aquilo que assisti. Tento revelar o mínimo de pontos importantes da trama, pois, independente do que vou escrever, acho que um dos grandes prazeres que o cinema proporciona é a possibilidade de aproveitá-lo sem saber das grandes surpresas que serão apresentadas. Não existe nada mais irritante do que ir assistir algo sabendo que algum dos personagens vai morrer ou como será o desfecho da história simplesmente porque alguém te contou.
Sendo assim, farei o máximo para analisar filmes sem tirar o prazer da descoberta (assim como não quero que tirem isso de mim).

3 comentários:

  1. Fica tranquilo meu bom, você se expressa muito bem.
    A bem verdade, seu rating system é melhor do que a maioria dos jornais e "especialistas" da internet. Destaco o item 2:

    2 - 4,9: Filmes ruins, bem ruins. No entanto, há alguma coisa neles que se salta aos olhos, como uma boa atuação, uma fotografia aproveitável, algum lampejo de criatividade. Mas não dá pra esperar muito mais do que isso deles.


    Acho que é o melhor exemplo de integridade que encontrei num crítico.
    Você alerta o leitor para a baixa qualidade do filme mas deixa claro de que há momentos dignos de nota, ou seja, você não desencoraja o espectador, você continua incentivando a busca pelo filme, embora recomende cautela na expectativa criado.

    Fantástico.
    Excelente trabalho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço muito pelo elogio. É difícil aparecerem comentários por aqui, mas sempre que eles aparecem eu fico extremamente feliz, sendo elogio ou crítica, pois sei que ao menos ao quem está se dando ao trabalho de ler o que eu escrevo.

      E sobre seu comentário referente às notas, de fato, é difícil um filme que não tenha nenhum conteúdo. Claro, eles existem, mas se o diretor ao menos era bem intencionado, algo de interessante há de aparecer.

      Excluir
  2. Rodriga, linka seu blog com o facebook. Há pessoas que usam o facebook para receber atualizações de blogs, como eu. Abraço e parabéns. Alexandre Guimarães - https://www.facebook.com/alexandreguimaraescinema?ref=bookmarks

    ResponderExcluir