sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Palpites para o Oscar 2013!




Está chegando! No próximo domingo, 24 de fevereiro, ocorrerá a cerimônia de entrega do Oscar. Há muito tempo não se via uma disputa tão acirrada e equilibrada nas categorias principais, o que nos deixa ainda mais ansiosos pelo resultado da premiação.Vamos então conferir meus palpites para as principais categorias da premiação:


MELHOR ROTEIRO ADAPTADO
- Chris Terrio – Argo
- Lucy Alibar, Benh Zeitlin – Indomável Sonhadora
- David Magee – As Aventuras de Pi
- Tony Kushner -  Lincoln
- David O. Russell – O Lado Bom da Vida

Meu palpite: Chris TerrioArgo

 
Logo na primeira categoria que analiso, já impera o equilíbrio do qual falei no início do post. O único roteiro que surpreenderia demais se levasse, seria o de Indomável Sonhadora. Os outros quatro têm grande qualidade e não seria nada assustador se qualquer um deles saísse premiado. Fico com Argo, que apesar de não se destacar demais como filme, possui um roteiro que consegue mostrar a turbulenta operação do resgate de diplomatas americanos que estão escondidos em solo iraniano.

MELHOR ROTEIRO ORIGINAL
- Mark Boal – A Hora Mais Escura
- Quentin Tarantino – Django Livre
- Michael Haneke – Amor
- Wes Anderson, Roman Coppola – Moonrise Kingdom
- John Gatins – O Voo

Meu palpite:  Quentin TarantinoDjango Livre

 
Mais uma categoria difícil de analisar. Apesar de eu achar o roteiro de Mark Boal interessantíssimo, creio que o filme não terá muitas chances nas categorias que disputa (exceto Melhor Atriz), principalmente pelo lobby negativo que foi feito em cima dele. O roteiro de Moonrise Kingdom merece ser destacado, pois Wes Anderson finalmente conseguiu fazer uma história bem atraente, pois antes ele mais se destacava pela parte visual dos seus filmes do que por qualquer outro motivo. O roteiro de O Voo seria favoritíssimo se não apelasse para alguns clichês que se tornam irritantes no decorrer da projeção. Creio que Haneke e Tarantino são os favoritos aqui. Tarantino criou personagens interessantíssimos em Django Livre, mesmo que utilize alguns conceitos exagerados em certos momentos. Haneke faz mais uma vez um filme que fica na cabeça do espectador por um bom tempo. No entanto, na hora da verdade, acho que Tarantino leva.

MELHOR ATRIZ COADJUVANTE
- Amy Adams – O Mestre
- Sally Field – Lincoln
- Anne Hathaway – Os Miseráveis
- Helen Hunt – As Sessões
- Jacki Weaver – O Lado Bom da Vida

Meu palpite: Anne HathawayOs Miseráveis

 
Eis uma categoria estranha. Das cinco indicadas, pelo menos três (Helen Hunt, Jacki Weaver e Amy Adams) estão aí mais para preencher a lista do que por fazerem papéis memoráveis. A grande briga seria mesmo entre Anne Hathaway e Sally Field.  No entanto, Hathaway (que já levou todos os prêmios que disputou com esse papel) leva grande vantagem sobre Field, pois esta acaba sendo apagada pela atuação monstruosa de Daniel Day Lewis em Lincoln. Assim, Hathaway deve abocanhar mais esse prêmio, e com justiça pelo que vem apresentando na sua curta carreira.

MELHOR ATOR COADJUVANTE
- Alan Arkin – Argo
- Philip Seymour Hoffman – O Mestre
- Tommy Lee Jones – Lincoln
- Christoph Waltz – Django Livre
- Robert De Niro – O Lado Bom da Vida

Meu palpite:  Christoph WaltzDjango Livre

 
Ao contrário da categoria anterior, aqui, com exceção de Alan Arkin, qualquer dos indicados fará jus ao prêmio. Acho que Philip Seymour Hoffman é a maior ameaça a Christoph Waltz, pois seu trabalho em O Mestre é de enlouquecer. Apesar de o filme não ser lá tão brilhante e ser o mais fraco de Paul Thomas Anderson, as atuações de Hoffman e Joaquin Phoenix se destacam demais. Infelizmente essas atuações ocorreram em um ano em que os concorrentes também são fortes. Assim, se Hoffman ou Waltz levarem o prêmio, será totalmente merecido. De Niro e Jones também tiveram boas atuações, e não será de todo ruim se levarem o prêmio.

MELHOR ATRIZ
- Jessica Chastain – A Hora Mais Escura
- Naomi Watts – O Impossível
- Jennifer Lawrence – O Lado Bom da Vida
- Emmanuellle Riva – Amour
- Quvenzhané Wallis – Indomável Sonhadora

Meu palpite:  Jessica ChastainA Hora Mais Escura

 
Uma das categorias que mais está me deixando ansioso. Primeiro porque todos os trabalhos foram excelentes. Apesar de o papel de Naomi Watts ter ficado um degrauzinho abaixo de suas concorrentes, ainda assim ele é de grande qualidade. Pra mim, a Jessica Chastain leva A Hora Mais Escura nas costas, dando uma profundidade impressionante à sua personagem. A Maya construída por ela é de cair o queixo e nós sofremos junto com ela em sua caçada a Osama Bin Laden. Jennifer Lawrence também entrega uma excelente performance em O Lado Bom da Vida e inclusive levou o SAG e o Globo de Ouro por esse papel. Já Emanuelle Riva arrebenta em Amor, e creio que talvez seja até mais favorita do que a própria Chastain. Infelizmente Riva, que passa por problemas de saúde, não estará presente na cerimônia (assim como não esteve no BAFTA, onde acabou sendo vencedora). Quvenzhané Wallis consegue a façanha de ser indicada ao Oscar com apenas 9 anos e merece destaque por conseguir tal feito no regular Indomável Sonhadora. De todo modo, creio que a sua vitória foi estar entre as cinco indicadas, de modo que uma vitória é algo improvável.

MELHOR ATOR
- Daniel Day-Lewis – Lincoln
- Joaquin Phoenix – O Mestre
- Denzel Washington – O Voo
- Bradley Cooper – O Lado Bom da Vida
- Hugh Jackman – Os Miseráveis

Meu palpite:  Daniel Day-LewisLincoln

 
Aqui não há muito o que dizer. Apesar de Denzel Washington e Joaquin Phoenix conseguirem papéis marcantes e memoráveis, não há ameaças à vitória de Daniel Day Lewis. Mais uma vez o ator incorpora um personagem com maestria e é praticamente certo de que conseguirá sua terceira estatueta, sendo o primeiro a conquistá-la três vezes em papéis principais.

MELHOR FILME EM LÍNGUA ESTRANGEIRA
- Amor (Áustria)
- A Royal Affair (Dinamarca)
- Kon-Tiki (Noruega, Reino Unido, Dinamarca)
- No (Chile)
- A Feiticeira da Guerra (Canadá)

Meu palpite:  Amor (Áustria)

 

Aqui a vitória de Amor é um pouco óbvia por um simples motivo: se o filme está indicado à categoria de Melhor Filme, seria porque ele é melhor do que todos os de língua estrangeira, certo? A lógica a ser seguida seria essa, e é o mesmo que aconteceu com Toy Story 3, que foi indicado a Melhor Filme e Melhor Animação em 2011 e acabou vencendo esta última categoria. No entanto, se tratando de Oscar, tudo pode acontecer. De todo modo, o filme é muito bom, e, apesar de não ser o melhor de Haneke, merece o reconhecimento para esse diretor tão desconhecido por essas bandas.

MELHOR DIRETOR
- Ang Lee – As Aventuras de Pi
- Steven Spielberg – Lincoln
- Michael Haneke – Amor
- David O. Russell – O Lado Bom da Vida
- Benh Zeitlin – Indomável Sonhadora

Meu palpite:  Ang LeeAs Aventuras de Pi

 
Com Ben Affleck ficando fora dos indicados, creio que será a primeira vez desde 2007 em que um diretor não leva também o prêmio de Melhor Filme (e explico o porquê na próxima categoria). Sendo assim, Ang Lee merece sair com a vitória, pois o trabalho que ele faz em As Aventuras de Pi é sensacional. Talvez seja um dos casos mais evidentes em que o uso dos efeitos visuais serviu de maneira tão primorosa à história, não tendo sido “jogados” apenas por motivos de exibição técnica.  O único dos indicados que consegue chegar a um nível próximo ao atingido por Ang Lee é Michael Haneke, mas acho difícil que o diretor saia premiado nessa noite (mas, assim como seria bom ver Emanuelle Riva vencer, seria melhor ainda ver Haneke levar esse prêmio) .

MELHOR FILME
- Argo
- Django Livre
- As Aventuras de Pi
- Lincoln
- A Hora Mais Escura
- Os Miseráveis
- O Lado Bom da Vida
- Indomável Sonhadora
- Amor

Meu palpite:  Argo

 
Aqui vem a minha maior dor em relação a essa edição do Oscar. Depois de anos em que tivemos filmes bem regulares sendo indicados, como Cavalo de Guerra, Um Sonho Possível, Um Homem Sério, Avatar, entre outros, finalmente chegamos a um ano em que, dos nove filmes indicados, pelo menos oito são ,no mínimo, ótimos, sendo que o mais irregular deles é Indomável Sonhadora.

No entanto, tirando o filme citado, o menos competente dos remanescentes é justamente Argo, e, por incrível que pareça, este é o absoluto favorito a levar a estatueta de Melhor Filme. Isso porque o filme foi vencedor nessa categoria em TODAS as premiações que disputou até o momento. Assim, seria totalmente surpreendente se ele não fechasse esse ciclo com chave de ouro, levando também o Oscar.

Tirando Argo, teríamos pelo menos quatro filmes com condições de brigar pelo prêmio: Django Livre, As Aventuras de Pi, A Hora Mais Escura e Amor. Destes, creio que o mais bem realizado e o que consegue contar a melhor história seria mesmo As Aventuras de Pi, uma obra pra ficar marcada por muito tempo na cabeça de quem assiste, principalmente por ser um filme que trata de assuntos polêmicos, como o fato de abordar diversas religiões, e em nenhum momento se mostra desrespeitoso com nenhuma delas. Apesar de merecer, não deve ser dessa vez que um filme de Ang Lee sairá com a vitória, sendo derrotado por um filme que, tirando seus 15 minutos finais, não é lá tão memorável.

0 comentários:

Postar um comentário