terça-feira, 18 de novembro de 2014

Estreia da sessão "Especial do Mês", com o tema Oscar de Melhor Filme: 2004-2014


Estamos chegando ao fim de 2014 e, além de todo o sentimento festivo que a época traz, os amantes de cinema tem mais um motivo pra comemorar: Está para começar a temporada de premiações do cinema americano.

O calendário das principais (Oscar, Globo de Ouro e BAFTA) para 2015 será o seguinte:


Oscar:

Anúncio dos indicados - 15/01/2015
Cerimônia de premiação - 22/02/2015

Globo de Ouro:

Anúncio dos indicados - 11/12/2014
Cerimônia de premiação - 11/01/2015

BAFTA:

Anúncio dos indicados - 09/01/2015
Cerimônia de premiação - 08/02/2015

Um detalhe importante com relação ao Oscar é que, mais uma vez, o término da votação para os indicados  (previsto para 08/01/2015) ocorrerá antes da premiação do Globo de Ouro. Como este funciona como um termômetro para o Oscar, poderemos ter algumas surpresas como em 2013, quando Ben Affleck não foi indicado a melhor diretor (pois existe alguma justiça no mundo) enquanto seu Argo (2012) levou o prêmio de melhor filme em tudo o que disputou.

E é importante lembrar que justiça nem sempre (ou quase nunca, para ser mais exato) existe no Oscar. Isso ocorre porque essa premiação é, pura e simplesmente, um processo eleitoral. Ao contrário do Globo de Ouro -  cuja votação é realizada pela crítica internacional -, nele a votação é realizada pelos membros da Academia. Assim, o que faz um filme se dar bem nem sempre (ou quase nunca, novamente) é a sua qualidade técnica/artística e sim a força do produtor que está por trás dele e o dinheiro investido em campanha publicitária. Os próprios atores passam a se comportar como políticos, indo a programas de televisão e elogiando suas próprias performances, além, é claro, da exaltação de conquistas pessoais. Um caso bem claro foi a Anne Hathaway dando entrevistas falando que não conseguia dormir de tanta fome que sentiu na tentativa de perder peso para se encaixar no papel de Fantine, que lhe rendeu o Oscar de Melhor Atriz em Os Miseráveis (Les Misérables, 2012). Enfim, justiça é uma palavra relativa quando falamos de Oscar, e garanto que esse assunto em particular renderia um post gigante, isso se formos falar apenas dos filmes pós-2000.

Por outro lado, mesmo com tudo o que ocorre, ainda tem coisas na premiação que nos fazem restaurar a fé na humanidade. Dos últimos anos, as que mais me alegram e logo que saltam na memória são:

- O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei (The Lord Of The Rings: The Return Of The King, 2003) ganhando em todas as categorias que disputou;
- Quem Quer Ser Um Milionário (Slumdog Millionaire, 2008), desbancando alguns favoritos (e altamente superestimados) como Milk (2008) e O Curioso Caso de Benjamin Button (The Curious Case Of Benjamin Button, 2008);
- Ang Lee e Alfonso Cuarón ganhando o Oscar de Melhor Diretor por As Aventuras de Pi (Life Of Pi, 2012) e Gravidade (Gravity, 2013), respectivamente
- Avatar (2009) não ganhando o prêmio de Melhor Filme, para o qual era franco-favorito.

Aliás, uma mudança recente (iniciada em 2010) foi o aumento de indicados para Melhor Filme, passando de cinco para dez. Isso gerou algumas bizarrices, como Um Sonho Possível (The Blind Side, 2009) entrando na briga, mas também trouxe coisas boas, com alguns filmes que jamais seriam indicados entrando, como A Origem (Inception, 2010) e Gravidade (Gravity, 2013).

No entanto, por incrível que pareça, esse post não foi feito pra falar das especificidades do Oscar ou coisa parecida. Esse blog anda bastante abandonado e, apesar de não parecer, eu sempre estou de olho nele e fico bravo comigo mesmo por tê-lo deixado ficar como ficou. Por isso, com esse layout novo (agradecimentos à minha esposa Ana Paula, por ter ajudado a planejar as mudanças dele) também pretendo começar uma nova fase, com atualizações mais constantes.

A partir de agora, haverá uma nova seção no blog, que se chamará "Especial do Mês" (que poderá ser acessada ali pelo menu de "Extras" na barra superior). Nela, vou escolher um tema, um diretor, um gênero ou qualquer coisa que gere um grupo de filmes que eu possa acompanhar durante um mês. Claramente não vou assistir somente filmes desse tipo e, para saber se o filme analisado faz parte da série, colocarei um banner indicativo no post. Além do mais, pretendo fazer a série de maneira dinâmica. Explico: se eu decidir, por exemplo, que o mês X vai ser dedicado a um diretor e dois anos depois eu assistir um filme dele, atualizarei a seção e citarei o fato no post, colocando o banner também. Isso fará com que esses especiais não tenham importância apenas naquele mês, e sim durante toda a existência do blog.

E pra começar, aproveitando a proximidade das premiações (e a ansiedade que isso me causa), resolvi fazer uma série de posts comentando o vencedor do prêmio de Melhor Filme do Oscar de 2004 até 2014. A ideia inicial era compreender um intervalo de tempo maior, mas como já estamos na parte final do mês e eu preciso me programar bem para voltar a ver filmes com a frequência de outrora, ficaremos nesse intervalo de dez anos.

Os filmes que pretendo comentar nesse especial são:

- ARGGGH, digo Argo (2012)

Pretendo começar ainda essa semana e espero que seja de grande utilidade, não só para quem passar pelo blog, mas pra mim mesmo, pois tem alguns filmes dessa lista tenho bastante vontade de rever (bem como alguns que eu jamais queria passar perto, mas são ossos do ofício) e um que ainda não assisti.

O banner indicativo do especial do mês será o que está no início do post, porém, em tamanho menor:


0 comentários:

Postar um comentário