terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Análise: Execução (Kinatay, 2009)


 

Direção: Brillante Mendoza
Roteiro: Armando Lao
Elenco: Coco Martin, Maria Isabel Lopez, Julio Diaz, Jhong Hilario
Duração: 105 minutos
Gênero: Drama/ Suspense
País: Filipinas
Idiomas: Filipino / Tagalog
Resumo: Um policial recém casado e precisando de dinheiro aceita participar de um trabalho que envolve muito mais do que ele imaginava.

Temos aqui um exemplo de um filme que não é fácil de assistir. A lentidão demonstrada na meia hora inicial de "Execução" e a grande dose de violência podem afastar facilmente o espectador. E não é pra menos, pois praticamente nada de interessante acontece nas partes iniciais do filme. A história segue Peping (Coco Martin), um aspirante a policial recém casado. Como tem que cuidar de sua filha e esposa, ele aceita participar de um trabalho totalmente incomum.


 
E é isso, não acontece nada além do que foi descrito, e, não fosse por alguns momentos de brilhantismo, o filme passaria totalmente despercebido. No entanto, merece grande destaque a direção de Brillante Mendoza (premiada em Cannes), pois ela mostra com maestria a agonia pela qual Peping passa. A partir do momento em que ele aceita o trabalho, a câmera não desgruda dele nem por um segundo, e somos obrigados a presenciar atrocidades na companhia do personagem. E é nesse momento que vemos também a qualidade do ator, que consegue transmitir com brilhantismo a angústia que está sentindo.

 
Reparem no plano-sequência que ocorre quando levam Peping para comprar cerveja e ovos. Conseguimos sentir o desespero do personagem que não sabe se vai embora, se liga pra alguém ou se vai para o ônibus. Com relação a isso, não podemos dizer que o filme falhou. O problema é que juntando tudo, pelo menos uns 25 minutos são “arrastados” quebrando um pouco o ritmo. Se o filme fosse mais curto, com uns 70 minutos de duração, poderia ter sido bem mais efetivo.

 
A trilha sonora também merece ser destacada, pois, no ínicio do filme, é repleta por músicas que estão tocando pela própria cidade de Manilla, e dão um tom de alegria. A partir do momento em que a noite chega, a música também muda, nos levando para um clima de filme de terror. “Execução” foi um filme que causou muita falação em Cannes quando estreou, com pessoas saindo no meio da projeção por não aguentar as cenas de violência. Vendo agora, consigo nomear facilmente cinco filmes recentes mais violentos, mas nenhum com uma ambientação tão boa. E por nos mostrar essa parte sombria do ser humano, o filme merece ser visto.









Clique no botão abaixo para ver o trailer do filme: 

Um comentário: