quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

O cinema de terror francês do novo século

No post passado falei que sempre gostei de filmes de terror e, como falei de um ruim, venho agora recomendar alguns bons representantes do gênero. Para não me prender aos clássicos, indicarei filmes de um movimento muito interessante que vem acontecendo na França. O denominado Novo Extremismo Francês (New French Extremity) é composto por alguns filmes, principalmente de terror, que vêm sendo lançados naquele país desde o início dos anos 2000. 
 
A maioria dos filmes que fazem parte do movimento são marcados por possuírem violência extrema e personagens principais femininas (Essa última característica, inclusive, fez alguns críticos atribuírem ao gênero o rótulo de “Torture Porn”, que caracteriza filmes em que mulheres são colocadas em perigo e torturadas apenas para o deleite da plateia masculina. A meu ver não cabe esse rótulo aqui). Junto com esse movimento, obviamente vieram muitas obras ruins, mas também vieram algumas que se destacam e com certeza merecem ser recomendadas.  
 
A lista de filmes pertencentes ao movimento é extensa e aumenta a cada ano. Então, para não ficar muito longo, listarei meus 5 filmes preferidos dele:

5.
(A) Fronteira (Frontière(s), 2007)

 
  
Direção: Xavier Gens
Roteiro: Xavier Gens
Elenco: Karina Testa, Samuel Le Bihan, Estelle Lefébure, Aurélien Wiik
Duração: 108 minutos
Idioma: Francês / Alemão
Resumo: Um grupo de delinquentes foge de Paris e vai parar em uma pousada administrada por Neo-Nazistas
 
 
 
Histórias de pessoas fugindo e entrando em um lugar que não deveriam são bem batidas no cinema. No entanto, o filme consegue se destacar principalmente pela caracterização da família nazista e, claro, pelo excesso de violência mostrado. Não é um filme para ser lembrado por muito tempo, mas acaba sendo um bom passatempo.


4.
Alta Tensão (Haute Tension, 2003)
 
 
  
Direção: Alexandre Aja
Roteiro: Alexandre Aja e Grégory Levasseur
Elenco: Cécile de France, Maïwenn Le Besco, Philippe Nahon
Duração: 91 minutos
Idioma: Francês
Resumo: Duas amigas vão passar as férias na casa de campo da família de uma delas. Ao chegar lá, são atormentadas por um assassino que invade a casa e as persegue.

 
Mais uma vez, a premissa aqui não é tão original assim, mas o filme impressiona pelo excesso de violência. Também conta bom boas atuações, incluindo a excelente participação de Philippe Nahon, e com grande destaque para a dupla principal, composta por Maïwenn Le Besco e Cécile de France.

3.
A Invasora (A L’Intérieur, 2007)


Direção: Alexandre Bustillo e Julien Maury
Roteiro: Alexandre Bustillo
Elenco: Béatrice Dalle, Alysson Paradis, Tahar Rahim
Duração: 82 minutos
Idioma: Francês
Resumo: Quatro meses após a morte do marido, uma mulher prestes a dar a luz é atormentada por uma estranha que deseja seu bebê.


Creio que esse tenha sido o primeiro filme que assisti desse movimento. Gostei muito, principalmente pelo fato do filme ser extremamente gráfico, com cenas que chegam a doer de agonia. Assim como outros filmes do movimento, o principal atributo é a violência fortíssima que o filme traz. Após assisti-lo, passei a acompanhar mais de perto a carreira de Béatrice Dalle, que interpreta com maestria a mulher que está tentando roubar o bebê.

2.
Em Minha Pele (Dans Ma Peau, 2002)

 
 
Direção: Marina de Van
Roteiro: Marina de Van
Elenco: Marina de Van, Laurent Lucas, Léa Drucker
Duração: 93 minutos
Idioma: Francês
Resumo: Uma mulher começa a ficar incrivelmente fascinada por seu próprio corpo após sofrer um acidente.

 
Marina de Van escreve, dirige e atua nesse filme, interpretando uma mulher que, após sofrer um corte na perna, começa a sentir uma atração estranha pelo seu corpo. Com isso, ela começa a se cortar voluntariamente, ter alucinações e até mesmo a comer partes do corpo. Não é um filme fácil de aguentar, mas a experiência é recompensadora.


1.
Mártires (Martyrs, 2008)

 

Direção: Pascal Laugier
Roteiro: Pascal Laugier
Elenco: Morjana Alaoui, Mylène Jampanoï, Catherine Bégin
Duração: 99 minutos
Idioma: Francês
Resumo: Após sofrerem abusos durante a infância, duas amigas vão atrás dos responsáveis por tais atos. Após encontrá-los, elas descobrem segredos ainda mais perturbadores.

 

A sinopse de Martyrs não faz jus à grandiosidade que ele representa. A primeira metade do filme é focada principalmente na busca das meninas pelos criminosos. Porém, depois de encerrado esse dilema, o filme muda totalmente seu foco, entrando em discussões religiosas e filosóficas. Como não podia deixar de ser, o filme é extremamente violento, talvez o que possua mais sangue e gore entre todos os citados no post. Mesmo assim, ele surpreende e fica na cabeça de quem assiste por um bom tempo. Não consigo lembrar de um filme de terror melhor que esse nos últimos 10 anos.
                        

Menção Honrosa

Sei que eu ia falar apenas de filmes de terror, mas não há como falar em Novo Extremismo Francês sem citar Irreversível, que, mesmo não sendo de terror, faz parte do movimento e é um dos filmes mais originais dos últimos anos:

Irreversível (Irrevérsible, 2002)


Direção: Gaspar Noé
Roteiro: Gaspar Noé
Elenco: Vincent Cassel, Albert Dupontel, Monica Bellucci, Jo Prestia, Philippe Nahon
Duração: 97 minutos
Idioma: Francês
Resumo: Algumas horas na vida de Pierre e Marcus, que vão em busca de vingança após descobrirem que Alex foi estuprada.

  
 
Um dos grandes filmes franceses dos últimos anos, Irreversível se destaca principalmente pela sua narrativa, pois a história é contada do fim para o começo. Durante o filme, o diretor Gaspar Noé intencionalmente utilizou técnicas para causar desconforto na audiência, como o uso de uma frequência de som de 28 Hz, praticamente inaudível, que causa tontura. Graças a isso, aproximadamente 200 pessoas abandonaram o filme durante a exibição do filme no Festival de Cannes. Outro fator interessante do filme é que todas as cenas são filmadas em um único take, sendo que à época da produção, o roteiro possuía apenas três páginas, então todo o diálogo que está lá é improvisado. Irreversível não é apenas o melhor filme do movimento. É um dos melhores filmes desse século.

                                                                   

Clique no botão abaixo para ver o trailer dos filmes: 

Um comentário:

  1. Boa noite. Gostaria de saber se vc conhece algum site ou blog que disponibilize os filmes dessa lista para download.

    ResponderExcluir