sábado, 27 de abril de 2013

Análise: A Centopeia Humana 2 (The Human Centipede 2: Full Sequence, 2011)


Direção: Tom Six 
Roteiro: Tom Six
Elenco: Laurence R. Harvey, Ashlynn Yennie, Bill Hutchens 
Duração: 88 minutos 
Gênero: Terror 
Países: Estados Unidos 
Idioma: Inglês
Resumo: Inspirado pelo filme A Centopeia Humana, o vigia Martin resolve fazer sua própria versão do experimento, só que desta vez quadruplicando o número de pessoas




Eu poderia passar horas e horas escrevendo sobre a abominação que é A Centopeia Humana 2. No entanto, acho que se eu fizesse um post com um milhão de palavras, ainda não seria suficiente para mostrar porque vocês devem ficar longe desse filme. Já é bom começar dizendo que se você quiser manter sua sanidade intacta, já há um bom motivo para não chegar perto desta obra. 

Para falar dele não há como não falar de A Centopeia Humana, filme que descobri através do Jovem Nerd. Em algum dos podcasts deles, eles falavam para as pessoas não assistirem aquele filme de jeito nenhum, pois seria algo difícil de esquecer (e se não me engano eles falavam que tinham visto só o trailer). (In)felizmente sou muito curioso e não consegui deixar essa dúvida passar.

Devo admitir que A Centopeia Humana, perto da sua continuação, é uma obra prima. O filme é horrível, nojento, estranho, bizarro, mas ainda é algo original e até levantou dúvidas sobre a possibilidade daquilo ser possível (seria legal se o Dr. Dráuzio Varela se manifestasse sobre o assunto). Para quem não sabe, a trama do primeiro filme mostra um médico louco que quer criar uma centopeia humana. Como? Me recuso a descrever, basta vocês olharem os desenhos a seguir para entenderem o nível da coisa:


Deu pra sacar onde o doutor queria chegar né? Uma das partes do experimento era alimentar a pessoa “A” para verificar os efeitos gerados em toda a cadeia. No geral, o filme, apesar de bem controverso, não é um total desperdício como alguns dizem. Li em algum lugar uma opinião bem interessante, que dizia que “se a Centopéia Humana fosse feita por Takashi Miike, seria chamado de cult e teria uma legião enorme de fãs”. Concordo com isso, mas nada disso se aplica à continuação, que não tem razão de existir.

Enfim, vamos falar da maldita Centopeia Humana 2. Uma centopeia já é um inseto asqueroso por si só, e se fizessem um filme mostrando um cientista querendo criar uma “trezentopeia” a partir do inseto, já seria algo bastante perturbador. Mas como o diretor Tom Six decidiu que não há limites para a escrotidão do ser humano, ele levou o conceito do primeiro filme às últimas consequências.

Na trama, Martin (Laurence R. Harvey) é um vigia de estacionamento em Londres e fã de A Centopeia Humana, tanto que fica assistindo ao filme direto e tem uma paixão pela atriz Ashlynn Yennie, que participa daquela obra. Assim, Martin resolve que a hora é propícia para botar em execução sua própria experiência: criar uma centopeia humana com 12 pessoas (no primeiro filme eram apenas 3). Vemos como ele caça essas pessoas e as prende em um armazém para que possa executar seu plano. Uma das pessoas que ele planeja sequestrar é a própria Ashlynn Yennie, e ele faz isso ligando para o agente dela e dizendo que ela está sendo convidada para o novo filme do Tarantino. Para tentar dar um tom dramático à história, Tom Six também mostra um pouco da vida caseira de Martin, que mora com a mãe – que é abusiva e tenta matá-lo – e é tratado por um médico que tem uma queda por ele.

Não bastasse a perturbação intrínseca à história, o diretor deve ter feito um pacto com o tinhoso para conseguir achar o ator que interpreta Martin, pois Laurence R. Harvey é uma das figuras mais assustadoras que eu já vi. Só de saber que ao fazer o teste para entrar no filme, o ator teve que simular um estupro com uma cadeira, já dá pra perceber que coisa normal não viria daí.


O filme é todo preto e branco e em todas as cenas externas sempre está chovendo muito. Só posso imaginar que isso aconteça porque o diretor quer mostrar que todos os seres celestiais estavam chorando ao constatar que era possível fazer um filme tão bisonho. É tanta coisa errada, que até eu, que já vi de tudo em termos de cinema bizarro, consegui ficar um pouco desconcertado. Quem já tem um certo tempo de uso na internet com certeza já ouviu falar do vídeo 2 Girls 1 Cup. Se você já viu esse vídeo, acredite: A Centopéia Humana 2 consegue chegar a um nível equivalente.

As cenas em que Martin começa a “montar” a centopeia são bem mais pavorosas que a do primeiro, pois aqui o personagem não possui nenhum conhecimento médico, então vai abrindo os corpos com a faca e se mostra claramente irritado quando faz alguma coisa errada. Para colocar a cereja no bolo, ele prende os corpos um a um com um grampeador.



Tudo que eu falei aqui não cobre nem 10% do que vocês verão se assistirem a essa obra. Para vocês terem uma ideia, o filme conseguiu ser banido na Inglaterra, coisa que é bem difícil de acontecer atualmente. E saibam que a a coisa não vai parar por aqui não, pois já está anunciado que ainda em 2013 sairá a parte final da trilogia. Obviamente vou assistir e ficar enojado mais uma vez.

24 comentários:

  1. Eu também achei o filme beem asqueroso. E eu até gostei do primeiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Aílton, eu até achei interessante o primeiro também.

      Mas esse passou de todos os limites.

      Vamos ver o que o terceiro vai oferecer, mas é daí pra baixo.

      Excluir
  2. Olá a todos. Primeiro quero dizer que gostei muito da tua crítica. Retrata muito bem o quão "nojento" é o filme. Mas acho que devia salientar o mais importante. É o T.H.C.2 tem vários erros de racord. Alguns até enervam. Além de ser um filme prevísivel. Dá para rir até x)

    The Human Centipede = 3/10
    The Human Centipede 2 = 1/10

    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário! E fico agradecido pelo elogio, espero que continue visitando o blog!

      Abraço.

      Excluir
  3. Nossa o segundo é terrível assim...prefiro nem ver,assisti ao primeiro e fiquei pensando,pensando...pois não é um terror,tem muito drama,mostra muito a dor dos personagens,deixando o filme angustiante,por isso obrigada,não verei o dois :p

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não vai perder muita coisa. Assisti por curiosidade, mas o filme é violência gratuita na mais pura forma.

      Excluir
  4. A Centopéia Humana 2 é um filme fantástico. Não pela asquerosidade em si, mas porque foi o filme que, na minha opinião, melhor retratou a imagem estereotipada de um psicopata. O conflito psicológico interno e externo que Martin sofre é levado ao extremo. Um homem vazio e frio, fruto de uma criança estuprada pelo pai com aval da mãe. Não há respeito nem carinho da mãe por Martin (Ela chegou a falar que a culpa era do filho, pelo marido estar na cadeia e que ela sentia muita falta dele). Toda essa perturbação constante, construiu, além da mais pura maldade, um corpo estético característico.

    O monstro deste filme é a sua obra prima. Não por simplesmente ser, mas por ter uma ótima razão de sê-lo.

    ResponderExcluir
  5. E aquele final?
    spoiler:



    Quer dizer o que? nada aconteceu realmente?era tudo imaginação do vigia?



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu acredito q/ foi tudo imaginação do vigia, mesmo pq as cenas foram bem incomuns ao meu ver, simplesmente pq aquelas pessoas ficaram muito tempo feridas e presas naquele galpão e continuaram vivas e ele vez ou outra dava pancada na cabeça deles

      Excluir
  6. O filme é bizarro, mas não deixa de ser apenas um filme. Também assisiti por curiosidade, e não me afetou absolutamente em nada. Infelizmente existem coisas no mundo que são reais e muito piores (dessas eu fico longe). Achei o primeiro melhor que o segundo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo. A mente humana pode ser extremamente doentia. E existem sim, coisas beeeem piores!

      Excluir
  7. Mas nós aqui estamos discutindo Cinema, e não vida real;

    ResponderExcluir
  8. Olá caro amigo, se você sentiu tudo isso vendo este filme, assista A Serbian Film. Te garanto que eu sou veterana de todo e qualquer tipo de bizarrice, ocultismo, podreira e gore, assisto aos piores que vc imaginar, mas este ai citado não sai da minha mente. É realmente doentio, se vc quiser, te mando o link!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Serbiam Film? Eu particularmente achei bem mais fraco do que esse daí! THC 2 é muito mais sujo e pesado

      Excluir
    2. Concordo, A serbian é um pouco angustiante por causa da pedofilia..
      Mas no THC2 eles nao censuram nada que seja asqueroso o suficiente para nao ser visto..
      No A serbiam se me lembro bem eles censuram quando o cara vai tranzar com o recém nascido, por isso acho que o THC2 ganha na bizzarice..

      Excluir
  9. Que o filme foge de qualquer padrão moralista ninguém discorda. Um clássico show de horrores!
    Mas cá entre nós é algo totalmente incomum e ousado, o ator principal conseguiu executar seu papel que com toda certeza não foi fácil, com uma perfeição incrível e isso é sim de se admirar.
    O filme chocou, tarefa insana e difícil no mundo cinegráfico.

    -S.

    ResponderExcluir
  10. Nunca tive interesse de ver nenhum desses filmes(FELIZMENTE) , só vejo mesmo as análises em blogs, ouvir falar que o terceiro filme vai ser da pesada, o diretor Tom Six afirmou que o segundo vai parece um filme da Disney comparado com o terceiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O filme é bem perturbador. Mostra o ser humano como nada mais do que objetos de prazer doentio do protagonista. Parece não ser aberto a nenhum tipo de interpretação, ´pois mostra apenas violência e coisas nojentas. Eu confesso que depois de assistir (com amigos, lamento dizer), nós ficamos muito mal a ponto de ter que dar uma volta na rua pra tirar aquilo da nossa cabeça. Mas um conselho: o filme te perturba tanto que, se você tentar pensar em outra coisa, seu cérebro automaticamente exclui tudo aquilo da sua cabeça. Experiência própria

      Excluir
  11. Poderia dizer do que se trata "2 Girls 1 Cup" para alguém como eu sem coragem de pesquisar e poder ver algo traumatizante?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu vi esse video com meu primo faz tempo, eu tinha uns 10 anos, se n me engano 2 garotas cagam em um copo e comem se beijam e eu acho que tbm tem mais coisas mas é so isso q lembro

      Excluir
  12. Rsrs esse pessoal trabalhar em frigorífico , affs bom o filme é bem trash mais acho que não ganha de O albergue , aquele sim é um filme feio ...

    ResponderExcluir
  13. Assisti hj. Acho que tudo era no pensamento do vigia.

    ResponderExcluir
  14. O objetivo do gênero horror é justamente te deixar horrorizado, se ele fez isso então ele cumpriu seu objetivo. E esse filme se destaca porque não tem apenas gore, ele traz a novidade da centopeia e um protagonista bem construído, tem todo um clima horrível e tenso na historia dele. É um filme ótimo.

    ResponderExcluir
  15. O gênero horror/terror não almeja criar uma historia profunda com desenvolvimento de personagens, mas sim passar uma experiência de horror ou terror.

    ResponderExcluir