domingo, 9 de junho de 2013
Top 10 - Seriados que demoraram demais para terminar
sábado, 8 de junho de 2013
Top 10 - Terror Europeu (2000 a 2010)
Sei que já faz um tempinho que não coloco material novo aqui no blog, e peço desculpas por isso, mas a mudança de residência está fazendo aparecer responsabilidades que eu não tinha antes, e, por isso, estou tendo um tempo bem escasso.
Mesmo assim, sempre que possível, colocarei alguma coisa nova aqui para não deixar esse blog morrer, pois sei que existem pessoas que gostam daqui =)
A lista a seguir é bem pessoal, e sei que tem alguns filmes que farão as pessoas chiarem (principalmente o número 3).
quarta-feira, 22 de maio de 2013
TOP 5 - Abril/2013
Vou fazer uma coisa diferente no TOP 5 desse mês. Como eu postei as análises de praticamente todos os filmes que estariam nos meus preferidos de abril, indicarei 5 bons filmes que assisti no mês e que, mesmo não tendo sido meus preferidos, deixaram uma ótima impressão:
terça-feira, 21 de maio de 2013
TOP 10 - Filmes superestimados pela internet (2000-2013)
A partir do ano 2000, o uso da internet cresceu exponencialmente em todas as partes do mundo. Junto com isso veio o acesso das pessoas a um número maior de filmes e também a mania de idolatrar demasiadamente algumas obras.
Os filmes que vou postar nesta lista são os que, a meu ver, foram excessivamente elogiados pela internetnos últimos 13 anos, dando a impressão de serem melhor do que são (e em alguns casos dando a impressão de que são bons, quando isso não é verdade).
Antes de qualquer mensagem de ódio que possa chegar a mim, só quero deixar bem claro que filmes superestimados não são exatamente filmes ruins. O Grande Lebowski (The Big Lebowski, 1999) e Laranja Mecânica (A Clockwork Orange, 1971) são exemplos de filmes que são muito, MAS MUITO superestimados e nem por isso são ruins (ambos inclusive estão entre os meus favoritos). Vamos à lista:
segunda-feira, 20 de maio de 2013
Black Mirror - 2ª Temporada
Depois de ter ficado bem animado com o que a primeira temporada de Black Mirror me apresentou, não demorei para assistir a segunda. A série conseguiu manter o nível dos primeiros episódios, sendo que White Bear conseguiu, na minha opinião, até ser um pouco superior a The Entire History Of You que tinha sido o melhor daquela temporada. Agora basta torcer para que a série volte para uma terceira temporada, pois não é sempre que aparece um seriado tão criativo como Black Mirror. Vamos aguardar e ver o que o futuro nos reserva.
A seguir, uma breve descrição de cada um dos episódios (sem SPOILERS e até evitando dar muitas dicas do plot):
domingo, 19 de maio de 2013
Análise: Grimm (2003)
E dando continuidade à filmografia de Alex Van Warmerdam, resolvi seguir a lista com Grimm (2003) que na verdade era o primeiro filme que eu queria ver do diretor, principalmente por ter lido que se trata de uma livre adaptação do conto João e Maria. Como em Abel (1986) eu percebi que o trabalho de Warmerdam tem uma grande carga de humor negro, fiquei ainda mais ansioso para ver este do qual vos falo.
sexta-feira, 17 de maio de 2013
Análise: Abel (1986)
sábado, 4 de maio de 2013
Black Mirror - 1ª Temporada
Após assistir Kill List (2011), procurei algumas coisas sobre os atores que participaram daquela obra. Achei poucos filmes envolvendo eles, então fui atrás de algumas séries. Uma delas foi Utopia, a qual pretendo comentar em um post futuro, mas já adianto que é muito boa.
sexta-feira, 3 de maio de 2013
Análise: Terror nas Trevas (...E Tu Vivrai Nel Terrore! L'Aldilà, 1981)
Direção: Lucio Fulci
quarta-feira, 1 de maio de 2013
Análise: Angst (1983)
Roteiro: Gerald Kargl, Zbigniew Rybczynski
Duração: 83 minutos
Gênero: Drama / Terror
País: Áustria
Idioma: Alemão
Resumo: Após passar quatro anos na cadeia por assassinato, um psicopata é solto e começa a ser dominado pela vontade de matar novamente
Poucos filmes conseguem me perturbar a ponto de me fazer perder o sono. Um que me marcou bastante nesse sentido foi o colombiano PVC-1 (2007), sobre uma mulher que é obrigada a utilizar uma "coleira" de PVC contendo uma bomba. Angst é outro que entra nessa lista, sendo uma das obras mais perturbadoras ao mostrar o que se passa dentro da mente de um assassino.
terça-feira, 30 de abril de 2013
Análise: Possuídos (Bug, 2006)
Direção: William Friedkin
Roteiro: Tracy Letts
Elenco: Michael Shannon, Ashley Judd, Lynn Collins, Harry Connick Jr.
Duração: 102 minutos
Gênero: Drama / Ficção Científica
País: Estados Unidos / Alemanha
Idioma: Inglês
Resumo: Ilusão e realidade se confundem em um quarto de um hotel em que um casal descobre uma infestação de insetos.

segunda-feira, 29 de abril de 2013
Análise: Febre de Primavera (Chun Feng Chen Zui De Ye Wan, 2009)

O cineasta Ye Lou foi banido por 5 anos na China, ficando proibido de fazer filmes após seu Palácio de Verão (Yihe Yuan, 2006) fazer alusão aos eventos ocorridos na Praça da Paz Celestial em 1989. Aquele filme foi inclusive escolhido para o Festival de Cannes de 2006, mas foi retirado da competição por ordens do governo chinês. Então, em 2009, Lou fez algo inusitado: conseguiu financiamento com investidores de Hong Kong e França e conseguiu fazer outro filme na China, mesmo ainda banido. O resultado de tal atitude se vê em tela, pois, filmado com uma câmera digital, Febre de Primavera mostra um senso de urgência muito grande, com muitas cenas feitas em becos escuros e locais isolados, e com iluminação precária. O próprio diretor deu uma entrevista ao NY Times dizendo que a todo momento ele temia ser pego pelas autoridades e ter seu equipamento confiscado.
domingo, 28 de abril de 2013
Análise: Dominação (Lost Souls, 2000)
Direção: Janusz Kaminski
Acho que todo mundo que frequenta esse blog (e quem não frequenta também) já ouviu falar da famigerada regra dos 15 anos, que prega que você não deve reassistir nenhum filme que você idolatrava até essa idade, senão você pode descobrir que ele não era tão bom assim. Pois bem, como era de se esperar, eu tenho uma vasta lista de filmes que eu assistia com bastante frequência e adorava, sendo que Dominação era um deles....ERA.
sábado, 27 de abril de 2013
Análise: A Centopeia Humana 2 (The Human Centipede 2: Full Sequence, 2011)
Direção: Tom Six
Roteiro: Tom Six
Elenco: Laurence R. Harvey, Ashlynn Yennie, Bill Hutchens
Duração: 88 minutos
Gênero: Terror
Países: Estados Unidos
Idioma: Inglês
Resumo: Inspirado pelo filme A Centopeia Humana, o vigia Martin resolve fazer sua própria versão do experimento, só que desta vez quadruplicando o número de pessoas
sexta-feira, 26 de abril de 2013
Análise: A Casa (La Casa Muda, 2010)
Direção: Gustavo Hernández
Muito barulho se fez por A Casa após sua exibição nas mostras paralelas do Festival de Cannes de 2010. Dizia-se que era uma revolução no gênero de terror, principalmente por ser filmado em apenas um take. Eu fui um dos que ficou roendo as unhas para poder ver esta obra do cinema uruguaio, mas, ao conseguir assistir, constatei que o filme se destaca bem mais pela sua estética do que pela qualidade do que está sendo contado em tela.
quinta-feira, 25 de abril de 2013
Top 5 - Filmes sobre o 11 de setembro
Com os atentados que ocorreram em Boston na última semana,
e com o assunto terrorismo em pauta novamente, resolvi fazer uma lista
com cinco bons filmes envolvendo o 11 de setembro de 2001, que, para
quem não sabe , foi o dia do ataque terrorista ao World Trade Center,
cansando a morte de mais de três mil pessoas, além de um outro ataque
ao pentágono. Mesmo sendo recente, o assunto já foi retratado por uma
boa quantidade de filmes, e aqui colocarei obras que considero
indispensáveis:
quarta-feira, 24 de abril de 2013
Análise: Sharasojyu (2003)

terça-feira, 23 de abril de 2013
Análise: O Adversário (L'Adversaire, 2002)

segunda-feira, 22 de abril de 2013
Análise: Nuit Noire (2005)
Direção: Olivier Smolders
Duas crianças em um palco, gêmeos idosos, uma cortina vermelha se abrindo e revelando um cenário de floresta e uma criança mutilada. Com essa abertura surreal, Nuit Noire já mostra a que veio, e essa é uma boa coisa, pois esse definitivamente não é um filme para todo mundo. E, por mais que eu odeie usar a expressão "não é para todo mundo", aqui ela se justifica pois desde o início o filme mostra que seguirá uma narrativa fantasiosa, visto que logo após mostrar esse sonho, descobrimos que quem está vendo tudo isso é um médico, que, através de um funil está olhando o que está se passando dentro da cabeça de Oscar (Fabrice Rodriguez). Este trabalha como taxidermista em um museu e se surpreende quando volta pra casa e encontra uma mulher (Yves-Marie Ghanoua) em sua cama. A partir daí, ele começa a cuidar dela e acontecimentos cada vez mais bizarros começam a se desenvolver.