quarta-feira, 22 de maio de 2013

TOP 5 - Abril/2013


Vou fazer uma coisa diferente no TOP 5 desse mês. Como eu postei as análises de praticamente todos os filmes que estariam nos meus preferidos de abril, indicarei 5 bons filmes que assisti no mês e que, mesmo não tendo sido meus preferidos, deixaram uma ótima impressão:



5º Assassino(s) (Assassin(s), 1997) - dir. Mathieu Kassovitz

 
 

Max (Mathieu Kassovitz) é um jovem delinquente que tenta assaltar a casa do Sr. Wagner (Michel Serrault) mas é pego no ato e ambos vão parar na delegacia. Após serem liberados, Sr. Wagner vai a casa de Max e diz que precisa ensiná-lo como ser um assassino, pois já está muito velho e deve passar esse ofício - que está em sua família há gerações - para alguém. Assim, eles embarcam em uma jornada que lembra em muitos momentos O Profissional (Léon, 1994), com a desvantagem de Mathieu Kassovitz não possuir o carisma de Natalie Portman. No entanto, o que falta em carisma sobra em habilidade na condução da história, e Kassovitz constrói uma excelente obra que é sempre rodeada por críticas à facilidade de acesso à violência.


4º Sleeper (1973) - dir. Woody Allen

 
Eu acho o Woody Allen um dos melhores diretores da atualidade. E não é por seus trabalhos serem de altíssima qualidade, tanto que nenhum dos filmes dele está entre os meus favoritos. No entanto, é impressionante como um cidadão faz 49 filmes em 47 anos de carreira e consegue manter constantemente um bom nível. Os filmes dele se destacam muito pela sua leveza, de modo que você nem percebe o tempo passar quando os assiste. E ainda há o humor muito apurado do diretor, que, apesar de usar um pouco da linguagem corporal (principalmente no início da carreira), também tem uma ótima capacidade de criar diálogos repletos de sarcasmo.

Em Sleeper, vemos a única entrada do diretor no gênero de ficção científica envolvendo temas futuristas. Miles Monroe (interpretado pelo próprio Woody Allen) é dono de uma loja de alimentos e vai a um hospital fazer uma operação de rotina. Ao ser acordado, ele está 200 anos no futuro, no meio de uma ditadura e os cientistas que o despertaram falam que ele é a única esperança de se infiltrar nesse governo, pois Miles ainda não possui a identificação biométrica que passou a ser utilizada. Existem muitos conceitos interessantes (e engraçados) que são mostrados no filme, como o robô-mordomo, alimentos gigantes e o memorável “ORGASMATRON”.
 
3º Dust Devil - O Colecionador de Almas (Dust Devil, 1992) - dir. Richard Stanley

 

Um filme com a cara do terror dos anos 90.  Um viajante (Robert Burke) vaga pelas estradas da Namíbia em busca de vítimas para seus rituais macabros. Wendy Robinson (Chelsea Field) resolve passar por essa estrada após uma briga com o marido e acaba cruzando com o estranho, passando a sofrer alucinações e desenvolvendo uma estranha relação com ele. Adicionalmente, temos Zakes Mokae fazendo o excelente papel de um investigador com um passado sombrio. Com toques que lembram muito o filme Coração Satânico (Angel Heart, 1987), Dust Devil - O Colecionador de Almas tem uma excelente ambientação, que consegue prender muito bem do início ao fim. Recomendo que peguem a versão do diretor de 108 minutos, pois, pelo que andei lendo, existe uma versão de 88 minutos que possui cortes de cenas que são imprescindíveis para a apreciação da obra.



2º Quatro Leões (Four Lions, 2010) - dir. Christopher Morris




Em primeiro lugar, devo dizer que esse é um filme muito corajoso. A história segue um grupo de muçulmanos que planejam atentados pela Inglaterra. A coragem reside no fato de esses terroristas serem completamente idiotas, incluindo um que nem muçulmano é, mas aderiu para se juntar à "moda". O humor que o filme emprega é tão absurdo quanto efetivo, e existem algumas cenas em que é impossível não rir, como uma em que o grupo planeja um ataque a uma mesquita para fazer com que os muçulmanos se revoltem e partam para o Jihad. A primeira cena do filme já mostra o nível que a coisa vai alcançar, ao mostrar um dos terroristas fazendo um vídeo com uma AK-47 de brinquedo. Se você não for uma pessoa que se encuca facilmente com críticas à religião, recomendo que assista Quatro Leões e se prepare para rir bastante.


1º Searching For Sugar Man (2012) - dir. Malik Bendjelloul

 
 

Excelente documentário que mostra um mistério aparentemente não resolvido: um cantor chamado Rodriguez lançou um disco na década de 70 nos EUA e o mesmo foi um fracasso, de modo que o artista caiu no esquecimento. No entanto, esse mesmo disco chegou na África do Sul e se tornou um grande sucesso, sendo que as músicas de Rodriguez se tornaram um símbolo do luta dos sul-africanos contra o Apartheid. Mesmo com esse boom em outro continente, Rodriguez jamais ficou sabendo de tudo que seu disco causou, e o diretor Malik Bendjelloul entrevista pessoas que presenciaram esse sucesso. O grande mistério que é investigado no documentário é que ninguém sabe quem era Rodriguez e nem mesmo há notícias sobre o paradeiro do cantor, pois os boatos dizem que ele se suicidou em um show, ateando fogo no próprio corpo. A partir daí, presenciamos a busca por pistas sobre o que aconteceu com Rodriguez.

2 comentários:

  1. Vi Sleeper esses dias. O filme tem vários momentos engraçados demais.

    ResponderExcluir
  2. Assisti o Dust Devil uma vez no canal TNT dublado!Tenho legendado e acho um filme excelente!

    ResponderExcluir