sábado, 4 de maio de 2013

Black Mirror - 1ª Temporada

Após assistir Kill List (2011), procurei algumas coisas sobre os atores que participaram daquela obra. Achei poucos filmes envolvendo eles, então fui atrás de algumas séries. Uma delas foi Utopia, a qual pretendo comentar em um post futuro, mas já adianto que é muito boa.

A outra foi Black Mirror, uma série que não tinha nenhuma informação quando procurei, mas fiquei imensamente surpreendido principalmente pela qualidade absurda dos roteiros. Cada episódio é totalmente independente dos outros, sendo composto de histórias que envolvem temas futuristas. Até agora foram lançadas apenas duas temporadas, com 3 episódios cada.

Vou comentar os episódios da primeira temporada, tentando revelar o menor número possível de detalhes, mas recomendo muito que assistam, o nível é bem alto.

1º Episódio - The National Anthem


A série abre com uma sátira política, em que a princesa da Inglaterra é sequestrada por um homem que faz apenas uma exigência para soltá-la: que o Primeiro Ministro faça sexo com um porco, com transmissão ao vivo para todo o mundo, exatamente às quatro horas da tarde. Para que tudo ocorra ao seu gosto, o sequestrador manda uma série de instruções, como os ângulos de câmera que devem ser usados e outras coisas do gênero. Acompanhamos as buscas pela princesa e os planos do governo para tentar salvá-la. Assim como nos outros, a tecnologia está sempre presente, com os fatos tomando proporção maior graças ao youtube e as redes sociais.

2º Episódio - Fifteen Million Merits


Se passa em uma instalação futurista em que as pessoas vivem em uma espécie de videogame. Eles devem pedalar o dia inteiro para acumular pontos que são gastos com alimentação, lazer e conforto. Bingham mora nessa instalação e acaba desenvolvendo uma amizade com Abi. Após ouvir ela cantando, ele compra um ingresso para ela ir a um show de talentos (que é bem parecido com American Idol e outros genéricos). Após um acontecimento surpreendente dentro do programa, Bingham tem que lutar para conseguir recuperar o dinheiro investido na garota e planejar sua vingança.

3º Episódio - The Entire History Of You


Esse foi o mais impressionante desta primeira temporada. O roteiro é de uma qualidade tão grande que deixa muito filme de ficção científica no chinelo. Tudo se passa em um futuro no qual os seres humanos têm a sua disposição um dispositivo que é instalado atrás da orelha, permitindo guardar 30 anos de memórias. Assim, quando alguém quer se lembrar de algo, pode ter acesso fácil e rápido ao acontecimento exatamente como aconteceu. A grande sacada do roteiro é usar esse artifício dentro de uma crise conjugal. Deste modo, não há robôs, perseguições fantásticas ou nada do tipo, mas a análise de como as memórias podem influenciar um relacionamento é brilhante

0 comentários:

Postar um comentário