quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Trilhas Sonoras Marcantes #1: Interestelar (2014) - "Mountains"



Esse post contém spoilers sobre a trama de Interestelar. Só leia se você tiver assistido o filme ou não planejar assití-lo (o que não recomendo). Caso tenha interesse, role a barra até o vídeo do youtube e ouça a música. Isso não vai dar nenhum spoiler e ela é realmente boa.

Passadas quase três semanas da estreia de Interestelar, muitas coisas do filme ainda ficaram na minha cabeça. A cena em que o Cooper começa a ver os vídeos enviados por seus filhos e se dá conta de que eles já são adultos (passaram-se 23 anos desde a sua entrada no Planeta Miller, sendo que pra ele esse período foi de apenas 3 horas) é extremamente tocante.

E é sobre o momento que ele passa nesse planeta (o das ondas gigantes, pra quem não lembra) que trata esse post. Antes de entrar nele, os cientistas têm uma conversa sobre as influências que o buraco negro pode causar, chegando a um cálculo aproximado de 1 hora no Planeta Miller tendo um equivalente a 7 anos terrestres.

Mesmo com esse inimigo potencialmente devastador - e que, na minha opinião, é utilizado de maneira magistral como vilão, diferente da infeliz escolha de introduzir o personagem do Matt Damon ou do conflito final entre os irmãos - eles decidem entrar no planeta (decisão que eu também contesto bastante) e lá descobrem que lá não existe nada além do oceano e ondas gigantes, que a princípio são confundidas com montanhas. A partir do momento em que eles saem da nave, começa a música "Mountains", componente da trilha sonora oficial do filme:


O que eu achei mais fantástico nessa cena toda é que a trilha sonora mostra perfeitamente a urgência da situação em que eles se encontram. Se a cena fosse de um filme mudo, apenas o som de "Mountains" seria suficiente para mostrar o desespero da situação.

A música é acompanhada pelo som de um ponteiro de relógio. Cada batida desse ponteiro é definitiva para mostrar seu significado: Um segundo no Planeta Miller equivale a aproximadamente 17 horas terrestres. Analogamente, cada minuto que eles passam dentro dessa armadilha, é equivalente a 42 dias aqui na Terra.

Desta forma, como eles passam pouco mais de 3 horas orbitando o planeta, se passam os 23 anos na Terra. Além disso, para quem ouve "Mountains" após ter assistido o filme, é quase automática a visualização da onda gigante em nossas cabeças aos 2:02 da música. Hans Zimmer foi muito eficiente ao construir uma atmosfera de pânico através do som.

Um comentário:

  1. Realmente a trilha do Zimmer foi muito marcante. É impossível ouvir Cornfield Chase e não lembrar da frase:"Don't let me leave, Murph".

    ResponderExcluir