segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Análise: Quem Quer Ser Um Milionário? (Slumdog Millionaire, 2008)



Ficha Técnica:
Quem Quer Ser Um Milionário? / Slumdog Millionaire (2008)
Duração: 115 minutos
Direção: Danny Boyle
Roteiro: Simon Beaufoy
Elenco: Dev Patel, Freida Pinto, Irrfan Khan, Anil Kapoor

Quem Quer Ser Um Milionário? é um dos melhores exemplos de um "feel-good movie". Para quem não é familiarizado com o termo, refere-se a obras que são feitas quase que exclusivamente para que o espectador sinta-se feliz e esperançoso após assistí-la.  Nessa linha, recomendo o também excelente Simplesmente Amor (Love Actually, 2003). Desde o início, Quem Quer Ser Um Milionário? mostra que tem um ar de conto de fadas ao mostrar, logo nas frases iniciais, que uma das uma das possibilidades para Jamal Malik (Dev Patel) saber as respostas quando participa de um game-show é porque "Está escrito" que também pode ser interpretado como "É o destino".


Jamal é um garoto pobre das favelas da Mumbai, que trabalha como "Chaiwalla", servindo chá para pessoas em uma empresa de telemarketing. O motivo de ele ir ao programa é a procura pelo amor de sua vida, Latika (Freida Pinto). Agentes da polícia desconfiam que o garoto está trapaceando no programa, pois ele sabe a resposta de todas as perguntas feitas - coisa que médicos, advogados e intelectuais, sob a pressão exercida no game-show, não conseguem fazer - e o interrogam e torturam tentando descobrir como ele sabia tudo. À medida que o programa é passado em video-tape para ele, são mostrados momentos desde a sua infância até a atualidade, revelando todas as fontes de sua sabedoria.

Quem Quer Ser Um Milionário? é contado quase que inteiramente por meio de flashbacks, alternados com o interrogatório de Jamal pelos policiais. Com isso, uma montagem dinâmica e bem feita seria essencial para que o filme não perdesse o ritmo e se tornasse cansativo. Felizmente, tal tarefa ficou a cargo de Chris Dickens, que tem excelentes trabalhos no currículo, como Todo Mundo Quase Morto (Shaun Of The Dead, 2004), Berberian Sound Studio (2012), Submarino (Submarine, 2010), entre outros. Aqui, o trabalho dele é impecável, e com isso temos um filme que não perde a sua linha nem por um segundo. A fotografia também é outro elemento que merece destaque, com alguns momentos de encher os olhos. Há um em particular em que Jamal e Salim estão dentro de um container e Latika está ao fundo da cena, na chuva. Jamal a chama para dentro com eles, e ela se aproxima quase como um espectro, o que, inclusive, me lembrou um pouco da Yorda, do jogo ICO. Ademais, todas as cenas feitas em Mumbai mostram uma cidade colorida e cheia de vida. Realmente é um primor de se ver.

A trilha sonora, por sua vez, é coisa de outro mundo (e merece um post à parte, que pretendo fazer em breve). Não tem nada que eu possa falar sobre ela que faça justiça a importância que ela tem dentro do filme. Ela foi elaborada por A. R. Rahman, famoso em Bollywood, mas até então desconhecido aqui por essas bandas. Todas as músicas se encaixam como uma luva nas cenas em que são colocadas, e é difícil não se sentir contagiado pela famosa Jai Ho, tocada nos créditos finais.

Os atores mirins se saem muito bem, melhores até do que os adultos. Inclusive, uma das poucas críticas que faço ao filme é referente à qualidade de Dev Patel, que, a meu ver, tem alguns momentos bem ruins e sua atuação não convence. Freida Pinto, por outro lado, se destaca mais que o companheiro - o que não quer dizer muita coisa -, e cheguei a acreditar que ela ia ganhar um destaque maior em filmes hollywoodianos. Até o momento, pelo menos, isso não aconteceu.

O diretor do filme, Danny Boyle, era um cineasta até então desprezado por todo e qualquer tipo de premiação. Ele é responsável pelo meu filme favorito de zumbis, Extermínio (28 Days Later, 2003). Além disso, seu filme anterior à Quem Quer Ser Um Milionário? tinha sido Sunshine: Alerta Solar (Sunshine, 2007), uma excelente ficção científica que passou despercebida tanto pela crítica quanto pelo público.

Quem Quer Ser um Milionário? causou grande expectativa em mim à época de sua estréia. Lembro que eu lia todas as notícias que o envolviam e cheguei até a ver um trailer (o que, para mim, é quase um milagre, pois não os suporto). Assisti ele pela primeira vez no Natal de 2008 e poucas vezes na minha vida eu tive tanta certeza de uma coisa como eu tive de que esse filme ia ganhar o Oscar no momento em que terminei de ver. Felizmente eu estava certo, e ele não só ganhou o de Melhor Filme, como outros 7 (Direção, Roteiro, Montagem, Fotografia, Trilha Sonora, Música, Mixagem de Som), todos merecidíssimos. Admito que ele possui alguns clichês, mas eles se tornam tão pequenos perante a bela mensagem transmitida, que não tem como não se sentir feliz e contagiado pela sua atmosfera.

Trailer:



Imagens:








0 comentários:

Postar um comentário